Nossa Filosofia

         Ao pretendermos estabelecer uma filosofia para a Associação, queremos trazer à luz os seus fundamentos e sua constituição, pressupostos essenciais para se estabelecer sua linha de atividades e de alvos para o seu futuro, bem como lançar bases para uma estrutura adequada e que sustente o trabalho denominacional na mesma. Ter uma Associação que difunda o Evangelho, bem como ajude as igrejas na consecução de projetos que sós teriam maiores dificuldades em realizar, é o propósito do presente estudo.

1. Fundamentos da Associação

1.1.Natureza e finalidade

            A Associação Batista Belforroxense, organizada em 23 de fevereiro de 1961 com o nome de Associação Batista Riodourense, é sociedade civil de duração ilimitada, de natureza religiosa com princípios cristãos e sem fins lucrativos, constituída de mensageiros devidamente credenciados pelas igrejas cooperantes, todos eles com mandato temporário exclusivamente para as Assembléias estatutárias e cuja vigência e validade jurídica são exercidas, nos interregnos das Assembléias, pelos efeitos jurídicos nelas gerados, a saber, sua diretoria e seus órgãos permanentes.

            A Associação fundamenta-se no princípio da cooperação voluntária movida pelo espírito de comunhão e solidariedade para a realização de obras que demandam a conjugação de esforços de todas as igrejas. Sua finalidade é, portanto, a promoção do trabalho cooperativo das igrejas batistas em Belford Roxo e adjacências.

1.2.Bases Bíblicas

           A existência e os objetivos da Associação partem da compreensão do ensino bíblico a respeito dos seguintes assuntos: 1) Natureza da Igreja (Mat. 16.18; 18. 17; At. 2. 44-47; 4. 32-33; 1 Cor. 12. 27; Ef. 4. 4-6; 1 Tm. 3. 15); 2) Natureza e propósito de Deus para com o homem (Mat. 5. 48; João 1. 12; Rm. 10. 9; 2 Cor. 5. 17-20; Ef. 4. 13-15; Col. 1. 10, 28; 1 Tm. 2. 3, 4); 3) Governo democrático das igrejas (At. 6.5; 15. 22; Mt. 18. 16,17); 4) Princípio de cooperação entre as igrejas (2 Cor. 8. 1-4; 18,19; Fil. 1. 3-5).

1.3. Objetivos Fundamentais

           São objetivos fundamentais da Associação:

I- Promover a comunhão fraternal e o espírito de cooperação entre as igrejas;

II- Promover condições para que haja cooperação, congraçamento e intercâmbio espiritual entre as igrejas;

III- Estimular o fortalecimento das igrejas para que cumpram a missão que as incumbiu o Senhor;

IV- Preparar e oferecer às igrejas subsídios que as ajudem em seu esforço de promoverem o progresso espiritual e o crescimento na maturidade cristã dos crentes, rumo à estatura de Cristo;

V- Planejar e coordenar as atividades que visam ao crescimento do reino de Deus e que dependem da conjugação de esforços das igrejas em solidária cooperação;

VI- Administrar seus órgãos, criados para a realização de seus objetivos;

VII- Buscar meios e agir no sentido de exercer influência sobre a sociedade, sustentando e proclamando os valores espirituais e morais do Cristianismo.

1.4.Pressupostos básicos da Associação

            São pressupostos básicos da Associação, que determinam sua estruturação e suas atividades:

A) O  propósito de Deus para o homem - Tendo o homem pecado, está separado de Deus e é absolutamente incapaz de salvar-se a si mesmo. Somente pela graça de Deus, mediante a fé em Jesus como Filho de Deus e suficiente Salvador pessoal e o arrependimento do pecado, é que o homem pode alcançar perdão, a justificação e a salvação. Jesus Cristo pagou o preço da redenção eterna do que crê com um único e suficiente sacrifício na cruz do Calvário, para redimir o homem. A salvação é individual e significa a redenção do homem na inteireza do seu ser. Uma vez salvo, o crente deve buscar a realização dos propósitos de Deus em sua vida; deve buscar a edificação, o conhecimento da Palavra e o crescimento da fé, a santificação e a consagração tendo como alvo da vida e padrão em tudo o senhor Jesus;

B) A natureza da Igreja - A igreja é uma congregação local constituída com a intenção de ser permanente, formada por pessoas regeneradas por Jesus, conscientes de estarem perdoadas e salvas que, tendo professado publicamente a fé, submeteram-se ao batismo segundo o modelo do Novo Testamento. A igreja é constituída por livre vontade das pessoas para cumprirem  os propósitos de Deus no mundo, para prestarem culto a Deus em espírito e em verdade, para observarem as ordenanças do Senhor Jesus, para a edificação mútua, o estudo da Palavra de Deus, e para a propagação do evangelho. A igreja é soberana em suas decisões; tem governo democrático, exercita a disciplina e rege-se pela Palavra de Deus em todas as questões espirituais, doutrinárias e éticas, tendo a consciência de ser o Corpo de Cristo, o qual tem como cabeça e submete-se à égide do Espírito Santo.

C) Cooperação - As igrejas batistas, por livre manifestação de cada uma delas, se associam umas às outras em virtude de terem a mesma natureza e os mesmos propósitos e objetivos para a realização da obra de Deus e essa conjugação de esforços e recursos, ou seja, a cooperação é o princípio básico da natureza da Associação. As igrejas batistas e a Associação têm a consciência de que a cooperação voluntária, fraterna e solidária, está fundamentada na Bíblia, que é a vontade de Deus, expressas com clareza na Bíblia, que sua obra seja realizada pelo esforço cooperativo de seus servos; que a Bíblia afirma que somos cooperadores de Deus, conforme 1 Coríntios 3.9, e que a cooperação dignifica os filhos de Deus e facilita a realização dos seus propósitos.

D) Sistema democrático de governo - A forma de governo da Associação é a democrática, como ocorre com todas as igrejas cooperantes. Essa forma é a que expressa a responsabilidade de cada crente perante Deus, o princípio de liberdade de consciência e expressão e a igualdade de direitos e deveres de todos os crentes em suas igrejas e na Associação, proporcionando o desenvolvimento dos valores pessoais entre eles, notadamente o da responsabilidade. A Associação, como entidade, é o resultado da decisão democrática de mensageiros das igrejas, que originariamente se reuniram com o fim expresso de constituí-la; e todos os seus atos são o resultado do voto expresso da maioria dos participantes (mensageiros das igrejas), reunidos em suas assembléias.

2. Áreas de atuação da Associação:

          Visto que as áreas de atuação da Associação, bem como as maneiras de atuar, dependem de sua natureza, vale pena repetir o conceito de Associação já registrado.    

            A Associação Batista Belforroxense, organizada em 23 de fevereiro de 1961 com o nome de Associação Batista Riodourense, é sociedade civil de duração ilimitada, de natureza religiosa com princípios cristãos e sem fins lucrativos, constituída de mensageiros devidamente credenciados pelas igrejas cooperantes, todos eles com mandato temporário exclusivamente para as Assembléias estatutárias e cuja vigência e validade jurídica são exercidas, nos interregnos das Assembléias, pelos efeitos jurídicos nelas gerados, a saber, sua diretoria e seus órgãos permanentes.           

            A Associação é o órgão de coordenação, planejamento e administração dos esforços cooperativos das igrejas batistas cooperantes, existente para servir às igrejas que conjugam seus esforços para o cumprimento do ministério de que lhes incumbiu o Senhor Jesus. Assim sendo, a Associação não é uma “igreja” e nem substitui as igrejas em sua soma e nem uma só igreja, por menor que seja, em suas atribuições neotestamentárias.    

            Ao receber das igrejas autorização, motivação e condições para existir e atuar dentro dessa consciência exposta, a Associação se tornou serva dessas mesmas igrejas e, como tal, aglutina os recursos, analisa e sugere métodos e planos, realiza os trabalhos decididos pelo voto dos mensageiros. Além disso, a Associação é também o órgão que coordena, planeja e administra os trabalhos cooperativos aprovados por seus mensageiros.

            Na atualidade, a Associação tem como áreas de atuação: o evangelismo, a educação cristã, a beneficência e a administração geral de recursos e patrimônio.  Além disso, atua também na promoção da fraternidade entre as igrejas cooperantes, bem como apóia o trabalho de outras entidades batistas cujos fins são semelhantes aos seus.

Evangelismo - A Associação entende que o evangelismo constitui o seu programa permanente cujo o objetivo é promover e incentivar a promoção, por parte das igrejas, do evangelho do Senhor Jesus, para a salvação de pecadores e multiplicação de igrejas.

Educação Cristã -  A Associação entende que a educação cristã precisa ser estimulada com maior ênfase junto às igrejas para, por conseguinte, fortalecimento da fé cristã e doutrina neotestamentária dos crentes, cujo desenvolvimento favorecerá maior compromisso para com o discipulado cristão. É, também,  uma necessidade capacitar as famílias para exercerem sua função educadora junto aos filhos segundo o registro bíblico de Deuteronômio 6. 1-9. O objetivo principal é capacitar as igrejas a conduzirem os crentes à maturidade de Cristo, treinando-os e capacitando-os a viverem conformidade com os valores cristãos no lar, na igreja e na sociedade à luz da Palavra de Deus.

Beneficência - A Associação entende que como cristãos precisamos ter responsabilidade social e isto significa ter consciência de participação dos crentes na sociedade com o fim de possibilitar a educação, o bem-estar social e a justiça, a ordem pública e o exercício da democracia, com a valorização da pessoa humana.

Cooperação financeira - A Associação reconhece como meios legítimos de levantar recursos para o sustento de seus trabalhos o programa bíblico da mordomia cristã para todos os crentes e espera que as igrejas, num esforço cooperativo, compartilhem da bênção de sustentar a obra denominacional.

Comunicação social - A Associação reconhece o valor da comunicação social e dela se utiliza como instrumento para ampliar adivulgação da mensagem do Evangelho entre o povo e divulgar seus planos e realizações entre as igrejas.