Nossa História

 

    Em 1939, as Igrejas Batistas de Éden, Agostinho Porto, Belford Roxo, Central de São João do Meriti, PIB de Duque de Caxias, PIB de Nilópolis e PIB Nova Iguaçu separaram-se da Associação Batista Paraibana para formarem outra Associação denominada Associação Batista Suburbana Fluminense.

    O trabalho prosperou e dezesseis anos depois a nova Associação já contava com 96 Igrejas arroladas. Em sua 16ª Assembléia realizada no Templo da Igreja Batista em São Mateus, o Pastor Aristeu dos Santos Amorim, Relator da Comissão de Assuntos Eventuais, apresentou um projeto de estudo sobre a divisão da Associação em 3 ou 4 regiões a fim de facilitar os trabalhos das igrejas.

    Esta matéria ficou para ser melhor discutida na 17ª Assembléia, realizada no Templo da Igreja Batista de Éden, onde o Pastor Benedito Sampaio fez a proposta que Associação Batista Suburbana fosse dividida em 5 regiões para fins inspirativos: 1ª Região Caxiense (Igrejas do Município de Duque de Caxias); 2ª Região Meritiense (Igrejas do Município de São João do Meriti); 3ª Região Centralense (Igrejas mais próximas à Estrada de Ferro Central do Brasil até Japeri); 4ª Região Riodourense (Igrejas mais próximas à Estrada de Ferro Rio D'Ouro) e 5ª Região Itaguaiense (Igrejas do Município de Itaguaí até Mazomba); a proposta foi aceita por unanimidade.

    A 4ª Região destacou-se, pois, trabalhava como se fosse uma Associação de fato, prestando relatórios nas Assembléias Anuais. Em sua primeira Inspirativa realizada no ano de 1956, em Vila de Cava , foi eleito como presidente da 4ª região o Pastor Aristeu dos Santos.


ORGANIZAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO BATISTA RIODOURENSE


    Na última Inspirativa realizada na Igreja Batista de Andrade de Araújo, em 21 de Janeiro de 1961, surgiu a intenção de transformar a 4ª Região Inspirativa em Associação Deliberativa. Tal proposta tomou corpo e encontrou apoio geral dos participantes.

    O Pastor Benedito Moreira da Costa sugeriu a realização de uma reunião particular com pastores e diáconos a fim de formalizar a proposta. Também compareceram 121 mensageiros das Igrejas Cooperantes.

    Este grupo agendou uma reunião preliminar para o dia 5 de Fevereiro de 1961, antes da Assembléia Anual da Associação Suburbana Fluminense, para se assentar a base para a 1ª Assembléia Deliberativa.
    Em 05 de Fevereiro de 1961 ficou resolvido que a reunião inaugural da Associação Batista Riodourense fosse realizada no dia 23 de Fevereiro de 1961, no Templo da 1ª Igreja Batista de Belford Roxo, previamente cedido.

    A primeira Reunião Deliberativa foi presidida pelo Pastor Francisco Joaquim de Mendonça e pelo secretário Pastor Lourenço dos Santos Queiroz.

    Nasce a partir desta data, a Associação Batista Riodourense, fruto da 4ª Região (A Estrada de Ferro Rio D'Ouro originou o nome).
 

ASSOCIAÇÃO BATISTA BELFORROXENSE

    O Município de Belford Roxo tem este nome em homenagem ao maranhense Raymundo Teixeira Belford Roxo. O município foi Distrito de Nova Iguaçu e tornou independente pela emancipação ocorrida em 03 de Abril de 1992.

    A Associação Batista Riodourense, pela necessidade de ter como referencial o nome da cidade, aprovou na 38ª Assembléia Anual, em 25 de Fevereiro de 2000,  a mudança do nome para Associação Batista Belforroxense.


Fontes de Consulta
- Suplemento Especial do “Jornal de Hoje”, 22/08/1993.
- Livro de Ata das Assembléias Associação Batista Belforroxense, p. 14, 25/02/2000.